Celebrante do casamento: quem escolher?

Separador - Espaço Barcelona

Celebrante do casamento: quem escolher?

Dicas práticas para sair da indecisão na hora de escolher o celebrante do seu casamento

Pastor, padre, amigos, celebrante profissional ou juiz de paz? Quem é a pessoa ideal para realizar o seu casamento? Isso só os noivos sabem, mas podemos ajudar na escolha elegendo os pontos positivos de cada opção – e assim faremos! Confira!

Pastor/padre

Para casais religiosos, nada substitui a bênção de um líder da igreja. No entanto, no caso da religião católica, os padres não realizam casamentos fora da igreja. Apenas eles podem trazer para o seu grande dia a presença de Deus que vocês tanto desejam. Para que a cerimônia tenha efeito civil é preciso que o ministro religioso seja de uma igreja reconhecida pelo estado (com CNPJ).

Celebrante para casamento: pastor ou padre Foto: Rachel Escobar

Juiz de paz

Dentre as opções é a mais formal, mas também é mais prática, pois o casamento já tem valor legal. No entanto, para que o juiz de paz saia do cartório, são cobradas taxas extras, que muitas vezes encarecem o casamento. Uma opção é primeiro realizar o casamento civil em cartório e após, no dia da festa, fazer apenas a cerimônia simbólica, com outro celebrante. Lembre-se também que nem todo juiz de paz irá deixar o seu casamento “engessado”. Existem muitos que fazem cerimônias emocionantes!

Celebrante profissional

Como o nome mesmo já diz, trata-se de um profissional. Isso garante que você terá uma cerimônia linda, sendo falado o necessário para emocionar a todos. O celebrante normalmente fará reuniões com vocês para entender mais sobre a história do casal para que o resultado seja o mais fiel à realidade possível.

Celebrante para casamento: juiz de paz ou celebrante profissional

Amigos ou familiares

Para cerimônias mais descontraídas, muitos noivos convidam amigos ou familiares queridos para celebrar o casamento. Afinal, quem é melhor do que pessoas próximas, que viveram essa história com vocês, para colocar em palavras a trajetória do casal? 

OBS: as duas últimas opções não possuem valor legal, ou seja, os noivos precisam ir até o cartório para realizar o casamento civil e usar a cerimônia apenas como uma bela celebração de amor.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas!

Independente do que escolher, temos certeza que o seu casamento será inesquecível!

Leia também: Tradições de casamento: descubra todos os significados!

 

Compartilhe nas redes sociais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Separador - Espaço Barcelona

Últimas postagens

Separador - Espaço Barcelona

Categorias

Separador - Espaço Barcelona

Solicite orçamento

    Postagens relacionadas

    WhatsApp chat