Tradições de casamento: descubra todos os significados!

Separador - Espaço Barcelona

Tradições de casamento: descubra todos os significados!

É impossível nunca ter ouvido falar de ao menos uma dessas tradições de casamento. Hoje você descobre o significado de todas!

Se você está prestes a se casar, com certeza já conhece todas essas tradições de casamento e está se preparando para passar por elas. Embora já tenham se popularizado, poucos sabem as histórias que se escondem por trás dessas tradições e superstições. Muitas delas já são bem antigas e foram criadas para atrair boas energias e afastar o mau-olhado. Quer descobrir todos os detalhes? Então venha!

Vestido branco

No século XIX, no casamento da Rainha Vitória, surgiu uma das tradições mais icônicas do casamento: o vestido branco da noiva. Depois dessa ocasião, o vestido branco de cetim tornou-se tendência entre as mulheres da nobreza e da alta sociedade. A partir dos anos 1920, os estilistas mais renomados começaram a adotar a cor como sinal de pureza e romantismo. Em meados do século XX, a tradição se popularizou de vez no mundo todo.

Tradições de casamento: vestido da noiva
 

Troca das Alianças

Essa tradição foi criada pelos egípcios e hindus, sendo levada posteriormente para a Grécia por Alexandre o Grande. A aliança passou a ser usada no dedo anelar da mão porque os gregos acreditavam que este dedo tinha uma veia que levava diretamente ao coração.

Tradições de casamento: troca das alianças

Chuva de Arroz

Há muito tempo, na China, o arroz era visto como símbolo de prosperidade. Para demonstrar sua riqueza, um homem chinês encomendou uma chuva de arroz para o fim da cerimônia de casamento de sua filha. Com o passar dos anos, essa tradição evoluiu para pétalas de rosa, chuva de papel, entre outros, para evitar o desperdício de comida.

Tradições de casamento: chuva de arroz

Usar véu

Algumas teorias dizem que o véu já era usado na Grécia Antiga com o propósito de cobrir o rosto da noiva para afastá-la do mau-olhado. Outra versão é de que o véu surgiu para proteger a noiva de possíveis admiradores. A terceira suposição é de que apenas as noivas que casavam pela primeira vez poderiam usar véu, pois o acessório representa a pureza.

Tradições de casamento: véu

Jogar o buquê

O buquê surgiu na Grécia antiga e era inicialmente feito com alho e algumas ervas, para afastar o mau-olhado. O buquê no formato atual surgiu na época Vitoriana, quando os sentimentos não podiam ser declarados abertamente. Por isso, a noiva o usava para demonstrar amor pelo futuro marido. 

Já a tradição de jogar o buquê, surgiu na Idade Média. Na época, mulheres solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para dar sorte às amigas na hora de encontrar um marido. Com o tempo, para não estragar o vestido, ficou decidido que a melhor maneira era dar um acessório da noiva para as amigas solteiras. A partir daí, o buquê passou a ser jogado ao final das festas. 

Tradições de casamento: jogar o buquê

Entrar no quarto com a noiva no colo

Sabe aquelas cenas de filme em que o noivo entra com a noiva no colo no quarto onde passarão a noite de núpcias? Trata-se de uma tradição oriental, de uma época em que se acreditava que maus espíritos estavam esperando os noivos na porta da suíte nupcial. Sendo assim, para proteger a noiva, o noivo deveria carregá-la em seus braços.

Bolo de casamento

Essa começou de forma completamente diferente do que é hoje. A primeira maneira foi iniciada pelos romanos, que costumavam partir um pedaço de pão sobre a cabeça dos noivos porque a crença era de que quanto maior o número de migalhas, melhor para o casal. Mais tarde, os ingleses passaram a distribuir doces para os noivos, que tinham que empilhá-los para tentarem dar um beijo por cima da montanha de doces. Para aperfeiçoar a última tradição, os franceses tiveram a ideia de fazer apenas um doce, que iria unir tanto a ideia das migalhas, como a altura da pilha de doces. A partir daí o bolo passou a marcar presença em todas as festas de casamento.

Tradições de casamento: bolo de casamento

Lua de mel

A expressão vem da antiga Babilônia, quando o pai da noiva oferecia ao noivo uma bebida de nome Hidromel, que deveria ser consumida por um mês após o casamento. Os noivos ficavam sozinhos comemorando o casamento durante todo este período. Acreditava-se que assim seriam abençoados com o primeiro filho do casal.

E aí? Pensa em seguir quantas dessas tradições de casamento? Melhor ainda será testemunhar a realização de algumas delas aqui no Espaço Barcelona! 

Leia também: Vestido de madrinha: 6 ideias para sair do usual

 

Compartilhe nas redes sociais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Separador - Espaço Barcelona

Últimas postagens

Separador - Espaço Barcelona

Categorias

Separador - Espaço Barcelona

Solicite orçamento

    Postagens relacionadas

    WhatsApp chat